Galina Chevtchuk, diretora do Coral Melodia, recebe a Medalha Pushkin das mãos do primeiro-ministro da Russia Dmitry Medvedev, em visita ao Brasil, pelo seu trabalho, juntamente com o Coral Melodia, por 20 anos de contribuição para o desenvolvimento das relações culturais do Brasil com a Rússia, a preservação da língua russa e da cultura russa no exterior.
Galina Chevtchuk agradeceu a medalha, dizendo : ” Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida: minha pátria amada distante me deu a Medalha Pushkin. Eu sinceramente agradeço e vou sempre ostentar esta medalha.”
Na ocasião, ela recorreu a Medvedev para ajudar na resolução do problema de que no Brasil não existe uma casa de ciência e cultura russa. Segundo ela, isso ajudaria no estudo da cultura e da língua russa no Brasil.
Juntamente com Galina Chevtchuk, Paulo Azevedo Bezerra, tradutor brasileiro, estudioso e professor, também, recebeu a Medalha Pushkin pela sua contribuição para o desenvolvimento de laços culturais com a Rússia, sendo o autor de inúmeros artigos em Português sobre literatura russa.